segunda-feira, 21 de maio de 2018

TEATRO NA ESCOLA XXII


RISO & SISO

Paramnésia 2 - Espectáculo de Teatro de Variedades, interpretado pelos alunos de Artes do Espectáculo – Interpretação, no Auditório Chaves Santos, Escola Secundária D. Pedro V, Lisboa, 2/2/2018. Encenação de Carlos Melo.

     Neste espectáculo, fomos levados a fazer uma breve viagem por cerca de 80 anos de artes performativas, abrangendo o teatro, o cinema, a música e a dança. Foi um espectáculo dinâmico e variado como é habitual no Teatro de Variedades, preenchido por rábulas de teatro de revista, fragmentos musicais de filmes e de teatro mais clássico. Houve também um número de dança colectiva (Can’t Stop the Feeling, Justin Timberlake) coreografado por um dos alunos (Diogo Pereira). A ligação entre os sketches foi feita por uma espécie de “arrumadores de palco”, que em alguns momentos assumiram também o estatuto de verdadeiras personagens. Alguns dos sketches foram recriados livremente, sendo no entanto possível identificar uma grande parte deles pelo texto e pela postura dos actores.
     Não é um espectáculo para descrever ou comentar, é um espectáculo para ver e ouvir. Os jovens intérpretes souberam ser versáteis e conferir vivacidade a todas as interpretações. Tratou-se, naturalmente de uma sequência de recriações livres, que permitiam descobrir o ponto de partida original, acrescentando aqui e ali detalhes novos que funcionaram como um elemento de surpresa, para quem conhecia o original.
     No espaço cénico, pouco variou, excepto aquela mesa que passou a vida a entrar e a sair de cena. Esta movimentação da mesa foi precisamente o pretexto repetido para que os “arrumadores de palco” entrassem e saíssem e marcassem simultaneamente a mudança de cena. Esse espaço inalterável funcionou assim como uma espécie de galeria vazia, percorrida vez após vez por fragmentos de memória recriada. Enquanto alguns figurinos, adereços e caracterização apresentavam as marcas da época / peça / filme para que remetiam, outros esbatiam essa marca temporal.
     O momento de dança colectiva contagiou o público e mostrou como a expressividade pessoal de cada um pode encaixar na perfeição numa performance colectiva como esta. O facto de os actores terem mantido o figurino de cada personagem tornou tudo mais autêntico, mais diverso e trouxe para o mesmo tempo personagens de tempos muito diferentes.
     Como elogio e incentivo à individualidade de cada um, fica aqui um texto que, de certo modo, mistura géneros (poesia, narrativa, fábula) e as nuances da polissemia das palavras. De algum modo, o sabor popular, humorístico e crítico deste texto reflecte também o espírito do próprio Teatro de Variedades. Escrevi-o há cerca de dez anos para os meus alunos. Serviu este texto para dar as noções de sinonímia e paronímia, conotação e denotação, discurso em sentido próprio e discurso em sentido figurado, discurso directo, indirecto e indirecto livre.
 
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A PENSAR MORREU UM BURRO OU TERÁ SIDO UM ASNO
Estava o coelho a pensar,
Se havia de pular
Se havia de saltar…
Mas que grande dilema…
Ou será uma escolha difícil.

Veio uma rã e opinou
Que saltasse, que saltar é que era bom,
Que pusesse os olhos no cavalo;
Que era inimaginável nunca ter ouvido falar
No celebérrimo “Salto de Cavalo”.
― Com ele se atravessam desfiladeiros,
desertos, cascatas e montanhas.
Com ele podes ir a toda a parte,
Podes ir aonde desejares.
Basta que saltes como o cavalo sempre fez.
Olha, olha bem como se faz ─
Dizia a rã, enquanto se afastava,
Pulando de nenúfar em nenúfar.
― Saltando podes ir longe e em segurança.
Podes tocar o céu ou atravessar o oceano.
Podes ser um coelho ilustre, preclaro,
distinto, insigne e notável,
para além de respeitável, venerável, honrado e eminente roedor! ―
Ia dizendo, com ar convicto e convincente,
quando o pé lhe escorregou numa macia pétala de nenúfar
E mergulhou, sem querer, na frescura verde do lago
Ou seria um charco? -
Com o seu novíssimo chapéu de palha
Enterrado até às orelhas.

― Não, nem pensar ― veio logo contrapor o pardal,
Que por ali passava, transportando grãos de centeio.
Pousou os grãos numa folha,
tossiu como quem quer ser ouvido e sentenciou:
― Pular, pular é que é bom, está na moda e dá prestígio.
É inacreditável que nunca tenhas ouvido falar do “Pulo do Lobo”
Do famigerado “Pulo do Lobo” que tantos catapultou para a fama,
Transpondo num ápice o longo desfiladeiro do anonimato.
Vê como se faz! ― ia dizendo o pardal saltitando de ramo em ramo,
Asas semi-abertas, olhos postos no mais longínquo horizonte,
Quando tropeça na áspera casca e engole de uma só vez
Todos os grãos que o alimentariam durante uma longa semana de Inverno.

Na cabeça do coelho reinava a confusão e a desconfiança,
Ou seria o caos e a dúvida, ou a desordem e a incerteza?
Ambos opinavam de forma tão convincente
Ou seria apenas um discurso persuasivo e irrefutável?
Tudo aquilo lhe soava a publicidade enganosa de anúncio televisivo
ou classificado de jornal bombástico (sem notícias)…
Apenas com uma diferença: nesta história,
cada um é responsável pelas suas pequenas tragédias
que tanto fazem rir como chorar.

Ainda não tinha o coelho tomado uma decisão
E já o lobo saltava de trás de uma árvore
Com ideias muito claras:
- Caminhar, caminhar, caminhar sempre!
Não há nada melhor.
Já o meu avô dizia “O caminho faz-se caminhando,
Desde que o queiram a minha vontade e os meus pezinhos”.
Nunca vi melhor método para chegar a qualquer lugar.
Todos os grandes de todos os tempos
usaram este modo de locomoção:
César Lupus, Alexandre Lupino,
Washington Lupico e tantos outros.
Não me olhes com esses olhos temerosos,
Não penses que me preparo para saltar e pular
em cima do teu pêlo lindo, lustroso,
eu diria mesmo apetitoso…
Não, não, não
Caminhar é que é preciso,
Caminhar é que é saudável
E eu prezo a longevidade;
Além do mais, não tenho apetite neste instante;
Acabei agora mesmo de lanchar uma tenra perdiz…
Paz à sua alma… pois não soube caminhar… nem voar…

─ Voar, voar, voar! ─
Afirmou peremptório o pavão.
Ora aí está, o mais excelso, perfeito
e invejável modo de locomoção.
Que o diga, a águia-real, o falcão e o condor,
Que tudo vêem
e podem alcançar o horizonte mais longínquo
onde ninguém consegue tocar,
muito para lá do arco-íris…
Há mesmo quem diga,
que só eles conhecem o paradeiro do pote de ouro da fábula
muito embora desprezem tal metal
e nunca tenham tocado com o bico ou as garras
uma única libra ou dobrão.
Voar, voar, meu caro coelho,
é sem dúvida a opção mais inteligente!
Muito embora raramente eu o faça,
porque não me agradam as grandes alturas
e os riscos de uma queda abrupta e precipitada.
E, enquanto caminhava lentamente,
abriu a cauda, mostrando as mais belas plumas
que nunca usava para voar.

Que enorme presunção ─ proferiu a serpente ─
pensar que quem chega às nuvens
pode, só por isso, suplantar
quem perfura o âmago da Terra
e nele descobre diamantes, rubis e safiras
que brilham mais do que o próprio Sol…
Se duvidas, olha bem para os meus olhos,
E faz o que todos devem fazer quando me olham:
rasteja, sente o sabor do pó da terra.
Entra nestes túneis escuros, percorre estes labirintos!
Se dentro de uma hora ainda não estiveres perdido,
convido-te para cear à minha mesa,
sete palmos abaixo do solo.
Rasteja coelho, rasteja, não te intimides!
Se queres saborear o néctar dos deuses
e conhecer os segredos das esferas, da vida e do tempo
em suma, do Universo.
Rasteja, vem à minha toca
e encontrarás a luz da revelação
no cerne da escuridão.

Havia algo de atractivo em todos os argumentos,
Mas também havia algo suspeito,
Algo hiperbólico, algo ilusório, algo ambíguo,
Algo demasiado perfeito,
Algo intangível, que um mero e simples coelho pardo
Não podia ousar tocar, nem talvez compreender.
Ou será que podia?
Atravessar oceanos saltando?
Ser um eminente roedor só por dar uns saltos?
Pular para a fama, ter prestígio e andar na moda,
só por passar a vida a pular que nem um louco,
demente, desvairado, tresloucado?

— Não! Decididamente não!
Não vou ouvir conselhos alheios?
Afinal não posso eu pensar
pela minha própria cabeça
e tomar decisões simples
que só a mim dizem respeito?
Andar! Sim, andar, andar, andar…
É assim que eu hei-de mover-me…
quando me apetecer e for adequado e sensato…
Mas também hei-de saltar, pular, caminhar, voar…
E tudo o mais que a imaginação e o engenho
possam vir a inventar.

─ Conselhos, opiniões, pontos de vista
há muitos; provavelmente serão
tantos quantos os seres que habitam este bosque.
mas eu só tenho uma cabeça
e é por ela que vou pensar e decidir.
Opinar palavras vãs como se fossem leis
Façam-no os vaidosos e frívolos deste mundo,
Mas segui-los não hei-de eu,
Que ainda sou jovem mas não tolo…


Suy / São Ludovino, Outubro de 2008


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Encenação
Carlos Melo

Coreografia
Diogo Pereira

Elenco
Adriana Loureiro
Ana Beatriz Martins
Beatriz Carvalho
Cátia Castanheira
Diana Sardinha
Diogo Pereira
Filipa Lopes
Gonçalo Lourenço
Joana Jorge
João Duarte
Lara Brito
Luana da Silva Calheiros
Maria Ana Mendes
Mariana Correia
Nádia Antunes
Rafaela Alves
Raquel Simões
Ruben Santos
Samira Baldé
Sandro Dias
Sara Capinha
Sofia Pedrosa
Tatiana Cavalheiro

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Eis alguns dos sketches de que me lembro:
* Água fresca da ribeira (Aldeia da Roupa Branca, realização de Chianca de Garcia, 1939; canção interpretada por Beatriz Costa)

* A Agulha e o Dedal (A Canção de Lisboa, realização de José Cottinelli Telmo, 1933; canção interpretada por Beatriz Costa)

* O Pátio das Cantigas (realização de Francisco Ribeiro, 1942; canção popular dedicada aos Santos Polares interpretada colectivamente)

* A Ré (rábula de teatro de revista, interpretada por Ivone Silva e Carlos Ivo)

* Está lá? É do inimigo? (monólogo de Raúl Solnado)

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 Paramnésia 2 - Riso & Siso, photography by São Ludovino. 

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