A ARTE DO IMPROVISO
Commedia
dell' Arte – A Boda,
performance improvisada pelos alunos do Curso Profissional de Artes do
Espectáculo – Interpretação, turma 10.º 13. Auditório da Escola Secundária D.
Pedro V, Lisboa, 22/5/2015.
A Commedia
dell’ Arte surge no início do seculo XVI como uma espécie de contraponto do
teatro literário, fundado sobre o texto de um autor que escreve para o palco,
para ser representado segundo as indicações que o próprio dá nas didascálias. O
teatro erudito começa sempre por ser um texto escrito; a Commedia dell’ Arte prescinde do texto prévio e nem precisa de
muitas palavras. Constrói-se gradualmente através do improviso orientado e
delimitado pelas características típicas das personagens base desta variante
teatral. É preciso apenas estabelecer quais são os momentos fundamentais da
acção e o modo como se chega a um desenlace sempre muito semelhante, a união
final dos enamorados.
A intriga desenrola-se em torno de
situações constantes (traição / adultério, o ciúme, o casamento de conveniência
ou a velhice) que se repetem com variações adequadas ao local e público. As
vicissitudes vividas pelos innamorati
(enamorados) até ao enlace final acompanha toda a trama como motor da acção. O
amor acaba sempre por vencer e os opositores (geralmente os velhos) são quase
sempre derrotados e ridicularizados ou são perdoados por todos os seus actos
malévolos. A Commedia dell’ Arte
também não tem palco ou cenários elaborados, adapta-se aos lugares e circunstâncias.
A isso mesmo obrigava o facto de ser interpretada por companhias itinerantes,
que tanto podiam actuar no salão requintado de um palácio como na humilde praça
de uma vila ou aldeia.
As personagens típicas agrupam-se em três
categorias: os zanni (servos /
criados) de estrato social baixo, os vecchi
(os velhos abastados) de condição social elevada e os innamorati (enamorados /amados) que querem unir-se pelo amor contra
todos os obstáculos. São os únicos que nunca usam máscaras. Um pouco à margem
da estratificação social surgem os vigaristas, charlatães, mentirosos e
manipuladores como Brighella / Beltrame / Scapino / Mezzetino… e Scaramouche,
que ora aparecem como criados desonestos ora como uma espécie de independentes
de classe média.
Na
performance levada ao palco pelos jovens actores não vimos todas estas
personagens, mas vimos outras que foram introduzidas de modo criativo. Por
exemplo, três coscuvilheiras de personalidade e estrato social bem diferente (a
beata angelical, a “tia” requintada e petulante e a humilde doméstica) e um padre
que acaba por abandonar o altar para se unir à beata que afinal tem sob as
vestes brancas algo de lascivo e impetuoso. Contra todas as expectativas, a
“tia” e a doméstica acabam também por unir-se. Aliás todos acabam por encontrar
o seu par; o mais inesperado enlace é talvez aquele que unirá o velho rico e
avarento a uma prostituta.
A história dos enamorados segue o rumo
habitual. Uma mãe rica, sempre acompanhada pelo Capitão, pretende a todo o
custo casar a sua jovem filha com um velho rico e avarento. Os servos (Arlequim
e Columbina) fazem conluio para neutralizar o velho e permitir o enlace entre os
jovens amados e a mãe acaba por conformar-se, depois de se casar ela própria
com o Capitão.
Considerando que não existia um texto
escrito e memorizado, a performance resultou surpreendentemente bem. A aparente
barafunda em alguns momentos fazia parte das peripécias e reviravoltas nos
acontecimentos. Pequenos detalhes, como a reacção do velho ao soporífero
ministrado pela criada (depois de adormecer volta a acordar momentaneamente), o
despir das vestes angelicais da beata (que se revela uma mulher fatal), a dança
do enamorado com a capa negra do velho rival adormecido ou o facto de o velho
se sentar sobre as costas da criada como se fosse uma cadeira acrescentaram
comicidade mas também conteúdo ao texto em construção.
Encenação:
Professor Carlos Melo e
alunos
Interpretação:
Adeneize Neto – padre
Beatriz Fonseca – doméstica
/ vizinha
Cláudio Santos – Jójó / enamorado
Diana Peão – mulher da
vida / vizinha
Diogo Varela – Pantaleão /
velho rico e avarento
Gabriela Sousa – Valentina
/ filha / enamorada
Jéssica Parreirão – criada
/ cozinheira / uma espécie de Columbina
Joana Correia – “tia” /
vizinha
João Morgado – Arlequim /
criado
João Dias – capitão
Márcia Alves – mãe
Laura Martins – beata / vizinha
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Commedia dell' Arte - The Wedding, photography by São Ludovino.
Sem comentários:
Enviar um comentário